Portaria remota: vale a pena implementar no condomínio?
A tecnologia já chegou aos condomínios e novas soluções estão cada dia mais presentes. Com a portaria remota, agora é possível ter um controle de acesso mais eficiente e seguro, sem a necessidade de um porteiro físico.
Esse novo modelo de serviço surge como uma solução inovadora e promissora, combinando uma série de benefícios para atender às demandas de condomínios residenciais.
Neste artigo você vai entender melhor como funciona a portaria remota e descobrir se ela é uma boa alternativa no quesito de segurança e de administração. Confira na leitura.
O que é portaria remota?
Como vimos na introdução deste artigo, a portaria remota é uma solução tecnológica que visa aumentar a eficácia de segurança dos condomínios.
A estrutura é composta por câmeras, software de controle de acesso e um sistema de comunicação. Com esse cenário, operadores controlam a entrada e a saída de pessoas por meio de uma central de monitoramento, sem a necessidade de um funcionário no local.
Ao eliminar a presença física do porteiro e substituí-la por sistemas de controle à distância, a portaria remota propõe transformações significativas no tradicional padrão de administração condominial. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa tecnologia. Continue lendo para entender um pouco mais.
Qual é a diferença entre portaria remota e virtual?
Embora ambos os conceitos apresentem alternativas inovadoras em relação à tradicional presença física dos porteiros, suas nuances definem as respectivas funcionalidades e impactos.
A principal diferença entre portaria remota e portaria virtual é a forma do controle de acesso. Na portaria remota, a central de monitoramento é responsável por liberar a entrada de visitantes e prestadores de serviços.
Esse sistema oferece um nível de segurança maior, visto que os profissionais são treinados para identificar situações suspeitas e tomar as medidas cabíveis.
Já na portaria virtual, o atendimento é feito por um morador, que pode liberar a entrada de visitantes ou prestadores de serviço por meio do interfone do seu apartamento.
É uma opção mais econômica, uma vez que não requer a contratação de um porteiro presencial. Além disso, oferece comodidade aos moradores, que podem liberar a entrada de visitantes sem precisar sair de casa.
E aí? Qual delas você se identifica? Enquanto você pensa, entenda mais.
Portaria Remota: comunicação com os moradores
Nos sistemas de portaria remota, os moradores têm a opção de usar aplicativos móveis para comunicação com a central de monitoramento. Eles podem ser instalados em smartphones ou tablets e oferecem várias funcionalidades, como:
Solicitação de acesso
Utilização do aplicativo para solicitar a entrada de visitantes ou prestadores de serviços diretamente à central de monitoramento, proporcionando detalhes relevantes sobre a visita.
Autorização de entrada
Quando uma solicitação de acesso é recebida, os moradores recebem notificação no aplicativo e podem autorizar ou negar a entrada de forma conveniente e rápida.
Histórico de acesso
Os aplicativos mantêm registros de todas as entradas e saídas autorizadas pelos moradores, permitindo que eles revisem o histórico de visitas.
Comunicação em tempo real
Em alguns casos, o aplicativo também pode fornecer uma linha direta de comunicação em tempo real com a central de monitoramento, permitindo que os usuários relatem emergências ou façam perguntas relacionadas à segurança.
Configurações de segurança
Os aplicativos permitem configurar preferências de segurança e privacidade, personalizando autorizações de quem pode entrar no condomínio e sob quais circunstâncias.
Portanto, a integração de aplicativos móveis facilita a comunicação e a interação dos moradores com a central de monitoramento, tornando o processo de gerenciamento mais eficiente e conveniente.
Como é realizada a entrega de delivery?
Uma das desvantagens da portaria virtual é remota é, justamente, a questão das entregas. Isso porque, a entrada de entregadores no prédio sem a presença de um porteiro tradicional, acaba deixando os condomínios muito vulneráveis.
Dessa forma, dependendo da estrutura e das definições na regra do condomínio, as entregas devem ser recebidas pessoalmente por cada morador.
Como identificar se a portaria remota é para o meu condomínio?
A decisão de implementar um sistema de portaria remota em um condomínio é uma consideração importante que envolve diversos fatores.
Em geral, condomínios de diferentes tamanhos podem se beneficiar da portaria remota, mas a escala da implementação pode variar. Os maiores requerem estrutura logística diferente dos menores, por exemplo, o gerenciamento de múltiplos acessos e áreas comuns.
Os custos também são fatores importantes a serem considerados. A implementação da portaria remota requer investimentos em tecnologia, equipamentos e serviços especializado.
No entanto, muitos condomínios acham que, a longo prazo, o valor é compensado pelos benefícios, ou seja, pela redução de despesas com pessoal de portaria e de vigilância.
Além disso, a necessidade de uma segurança mais robusta deve ser avaliada. Se o seu condomínio está localizado em uma área com altos índices de criminalidade ou enfrenta problemas recorrentes de segurança, a portaria remota pode ser uma solução eficaz.
Por fim, as empresas especializadas nesse modelo de portaria têm experiência e recursos dedicados à gestão eficiente de condomínios. Esse fator resulta em mais eficácia na resolução de problemas e na manutenção de sistemas de segurança.